Pouco tempo depois, o Senhor Luiz Alves Maciel construiu uma casa no local
onde hoje é a Avenida Luiz Alves Maciel, também conhecida como Rua Velha,
construindo-se, em seguida, várias casas comerciais, começando então, a se
desenvolver o povoado.
Alguns anos depois, foi construída a estrada de ferro da antiga
Great-Western (hoje Rede Ferroviária S/A),cuja inauguração se verificou em, 25
de dezembro de 1896, tendo o povoado recebido o nome de Antônio Olinto, em
homenagem ao engenheiro mineiro, que construi a estação.
A população passou então, a se concentrar mais à margem esquerda do Rio
Ipojuca, onde se localiza a estrada de ferro.
Com crescimento da população, sentiu-se a necessidade da construção de um
templo católico, pois a missa era celebrada em uma palhoça. Tendo sido doado o
patrimônio a Santo Antônio, pela Senhora Ana Freire da Cruz, foi erguida uma
capela, em 1906, subordinada à Paróquia de Belo Jardim, também ao lado esquerdo
do mencionado rio, onde é hoje, a sede do município.
Posteriormente, a capela passou a pertencer à Paróquia de São Caetano.
No ano de 1950, o senhor João Clemente da Silva, sentindo a necessidade de
um templo maior para a população, que já era então vultosa e através de um
gesto generoso, reconstruiu e ampliou a capela, onde hoje é a Igreja Matriz,
consagrada a Santo Antônio. Assim, o primeiro nome deste município foi Antônio
Olinto, passando depois, para TACAIMBÓ. Esta mudança se deve ao fato já existir
no Estado de Minas Gerais, outro município com este mesmo nome.



Nenhum comentário:
Postar um comentário